Fale Conosco

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social

(11) 97135-1360

Como abrir uma empresa

June 20, 2019

Quer abrir uma empresa, mas não sabe quais são os passos necessários para isso? Deseja saber todos os requisitos para abrir sua empresa? Venha saber mais sobre isso!

Abrir uma empresa é um grande passo, no caminho da concretização de sonhos, conquistas e ideias. O primeiro passo, após a idealização do nome e do local que sediará a empresa, é consultar no site da Junta Comercial, para verificar se já existe um nome igual ou semelhante registrado.

 

 

 

Feito isso, é preciso que o futuro dono, ou os futuros sócios da empresa, vão a um cartório de registro civil, próximo ao local onde sediará os negócios, para registrar as assinaturas e abrir firma. Após este passo, deve ser elaborado um Contrato Social, que é o documento mais importante no processo de abertura de uma empresa. Este contrato deve conter as informações do dono e de seus sócios - caso houver - assim como o interesse das partes, o objetivo da empresa, a descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas. Para que o Contrato Social seja válido, deverá conter o visto de um advogado, com exceção das micro empresas e das empresas de pequeno porte, de acordo com o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Ainda, ao final da elaboração do Contrato Social, é preciso registrá-lo em um cartório.

 

Com o Contrato Social em mãos, a próxima etapa consiste em realizar o registro legal da empresa, que pode ser feito em uma Junta Comercial do estado onde será aberta a empresa ou em um Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

 

A partir deste registro, a empresa passa a existir oficialmente, mas isto não significa que ela poderá começar a funcionar. O próximo passo é obter o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE), que também pode ser realizado na Junta Comercial.

 

A posse do NIRE possibilita a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Ao fazer o cadastro do CNPJ, é preciso escolher a atividade que a empresa irá exercer, para que seja estabelecido o tipo de tributação e de fiscalização, que a empresa será submetida.

 

Outros documentos necessários para a abertura de uma empresa, dependendo das atividades que serão exercidas, são a Inscrição Estadual, o Registro Municipal e o Alvará do Corpo de Bombeiros.

 

Encaminhando-se para a finalização do processo de abertura de uma empresa, é necessário realizar um cadastro na prefeitura - por meio da internet ou na secretaria de finanças da cidade - para receber o Alvará de Funcionamento, que é uma licença, a qual permite o funcionamento da empresa. Também, é preciso fazer o cadastramento da empresa na Previdência Social, para que a empresa possa vir a contratar funcionário e garantir que ela agirá corretamente, de acordo com as obrigações trabalhistas.

 

O último passo é preparar o aparato fiscal da empresa, solicitando a Impressão de Notas Fiscais e a Autenticação de Livros Fiscais, que podem ser feitos na Secretaria de Estado da Fazenda.

 

Se você sentiu-se motivado em abrir seu próprio negócio, ou desejar saber mais sobre como abrir uma empresa, entre em contato conosco, clicando aqui.

 

Please reload

Recent Posts

February 3, 2020

January 3, 2020

December 6, 2019

Please reload

Archived

Please reload

Follow Us

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social