• Lara Begname

Os principais problemas de uma Startup

Afinal, o que é uma Startup? Quais são os principais obstáculos encontrados no estágio inicial de desenvolvimento da empresa? Saiba como evitá-los. e como garantir o sucesso do seu negócio.

O termo Startup é utilizado para se referir a uma empresa que está em fase inicial de desenvolvimento, movida pelo impulso de comercialização de uma ideia inovadora. A principal característica que define esse estágio da empresa é a organização interna da empresa ainda difusa. À vista disso, o auxílio jurídico nessa fase é essencial para que a estruturação da empresa seja adequada ao negócio e aos anseios dos sócios.



O primeiro obstáculo que surge para os administradores da Startup está intimamente ligado à esse aspecto. A falta de estruturação jurídica desde o início da formação de uma Startup impede que os sócios possam delimitar, com a clareza e segurança jurídica, as premissas do negócio e estabelecer os direitos e obrigações de cada membro ao longo do projeto. Caso isso seja elaborado no momento adequado, pode-se evitar que conflitos entre os sócios levem ao insucesso do negócio.


Além disso, a escolha errada do tipo societário ao qual a empresa será registrada pode acarretar em sérios problemas quanto à tributação. A análise tributária minuciosa é imprescindível para que os sócios não tenham problemas financeiros quanto ao pagamento dos tributos no decorrer do desenvolvimento da Startup.


Outro ponto que tornam a serviço jurídico essencial na formação de uma empresa é a análise do ambiente regulatório e modelo de prestação de serviços ou fornecimento de produtos. Esta análise permite deter o segundo obstáculo que os empreendedores podem se deparar nesse processo: a dificuldade de acesso ao mercado. Ao criar e testar os produtos no mercado, é imprescindível que os sócios tenham conhecimento acerca da regulamentação que orienta aquela atividade econômica.


Por fim, o terceiro obstáculo, responsável por 40% dos casos de insucesso das Startups, é em relação ao financiamento do negócio. As dificuldades tanto no acesso ao investimento quanto na fixação das diretrizes dos contratos de investimentos estão presentes nesse obstáculo. Dessa forma, a orientação jurídica se apresenta como um mecanismo de garantia da segurança das relações, o que torna mais atrativo a concessão desses investimentos.


Se deseja saber mais como sua Startup pode ser auxiliada nesse estágio de desenvolvimento, entre em contato com a SanFran Jr. clicando aqui.


Recent Posts

Archived

Follow Us

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

Fundada em 2002, a SanFran Jr. é uma das EJs de Direito mais antigas do Brasil. Constituída totalmente por alunos da faculdade, contamos com o selo de qualidade USP.

Fale Conosco

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon